No post anterior foram apontados os agentes físicos que afetam a tira de borracha e o elástico convencional, ambos compostos por borracha natural. Nesse post serão abordados os agentes químicos:
Ozona
A ozona é um agente oxidante que degrada produtos de borracha.
Além da exposição à luz, ataques de ozona podem acontecer quando os produtos que contenham artefatos de borracha participem de processos de alvejamento ou de tingimento que contenham água oxigenada como reagentes.
Óleos e solventes
Os produtos de borracha natural são atacados por solventes alifáticos e aromáticos, como gasolina, nafta, benzina, óleos lubrificantes, etc., e também óleos vegetais e animais.
Quando expostos a estes solventes os produtos de borracha natural sofrem um inchamento, e perdem suas características elásticas. Normalmente, após a evaporação do solvente (quando possível), os produtos voltam a suas características originais.
Obviamente, ataques de óleos ou outros produtos de petróleo não evaporáveis a temperatura ambiente serão permanentes.
Cloro, ácidos e álcalis
Produtos que liberam cloro são agentes oxidantes poderosos contra produtos de borracha natural, e portanto devem ser evitados.
Quanto aos ácidos e álcalis, os produtos de borracha natural apresentam uma boa resistência - e uma resistência pobre a ácidos concentrados.
Gostou do conteúdo?
Comente e compartilhe!
Comments