top of page

Afinal, o que é a tira de borracha?

Atualizado: 12 de ago. de 2021

Para muitos pode até parecer um produto novo, mas a tira de borracha está presente no mercado internacional e nacional há décadas - especificamente no Brasil há mais de 40 anos sendo produzida pela Artefatos de Borracha Danesi e, atualmente, pela Danesi Borrachas.


A tira de borracha é 100% elastodieno, ou seja, sua composição é de borracha natural e alguns aditivos necessários para garantir a cor, a durabilidade e o acabamento que se destacam em comparação aos elásticos convencionais.


A tira de borracha atende aos mais diversos setores, desde a indústria têxtil (no qual há a sua maior utilização) e de artigos esportivos (munhequeiras e joelheiras), fabricantes de EPI e até em processos específicos como a fabricação de telhas e cordas.


tira de borracha danesi borrachas


Características da tira de borracha


A tira de borracha fabricada pela Danesi Borrachas, por ser 100% elastodieno, oferece todos os benefícios advindos das características da borracha natural, como alta resistência à ruptura com alongamento acima de 500%, deformação permanente máxima de 3% em um alongamento de 100% e boa durabilidade à intemperes como cloro, ozônio e solventes.


Aplicações da tira de borracha


A tira de borracha é utilizada em diversos setores, destacando-se a indústria têxtil e os fabricantes de EPIs, máscaras descartáveis e máscaras respiratórias.


Na indústria têxtil há uma maior utilização na confecção de moda praia, íntima, fitness e de artigos esportivos. Pelos fabricantes de EPI a maior utilização das tiras de borracha é na fixação das máscaras respiratórias (tanto descartáveis quanto reutilizáveis), havendo também a utilização do lençol de borracha para estamparia de diafragmas utilizados como parte filtrante de alguns modelos de máscara.



A tira de borracha é amplamente utilizada em confecções, sendo sua principal aplicação como substituta do elástico convencional (tanto de crochet quanto de tear).


Presente mundialmente na moda praia, a tira de borracha oferece às peças de banho maior durabilidade, acabamento superior e rendimento comparado ao elástico convencional.


tira de borracha moda praia

As confecções de moda fitness também beneficiam-se da maior durabilidade, sendo a tira de borracha utilizada pelas principais marcas esportivas e de ginástica globais (havendo em muitos casos a exigência da utilização pelos fações especializadas).


tira de borracha moda fitness

Na moda íntima a tira de borracha agrega delicadeza e resistência, já que é possível produzir na espessura e largura necessárias com uma mínima tolerância de 5%.


Dessa forma as peças confeccionadas marcam menos a pele de seus usuários e usuárias, oferecendo um maior conforto sem perder durabilidade.


tira de borracha para moda íntima

A tira de borracha na fabricação de EPIs


Na fabricação de EPIs, especificamente na produção de máscaras descartáveis e reutilizáveis a tira de borracha é utilizada na fixação da peça à cabeça, conferindo melhor ajuste e conforto aos usuários.


Com a tira de borracha também é possível utilizar reguladores de comprimento, sendo seu acabamento superior ao elástico convencional de crochet ou tear por não desfiar e também melhor do que o elástico de látex por não desagregar os fios (já que trata-se de uma peça inteiriça).



tira de borracha para máscara

Referência em acabamento, qualidade e durabilidade


Independentemente do setor fabril, a Danesi Borrachas, única fabricante nacional de tira de borracha oferece aos seus clientes um produto de excelência - seja pelas características intrínsecas ao material em si quanto pelo alto controle de qualidade - comparado às opções mais recorrentes no mercado, como é o caso do elástico convencional.


Como qualquer produto presente no mercado há opções das mais diversas qualidades tratando-se de elásticos e aviamentos, mas a tira de borracha apresenta-se como uma alternativa de maior qualidade, tanto para o fabricante - com melhor rendimento e facilidade na aplicação, quanto para o usuário.


Tanto o consumidor de moda praia, íntima e fitness que preza pelo acabamento e pela durabilidade das peças quanto o usuário de EPI que preza pelo conforto e segurança do equipamento têm suas necessidades atendidas pela tira de borracha.


Para mais informações acesse o site na página produtos!









Posts recentes

Ver tudo
bottom of page